Na quinta-feira (27/4), o Auditor de Controle Externo do TCU e Vice-Presidente da ANTC para Assuntos do TCU, Nivaldo Dias Filho, participou do 1º Seminário Perspectivas de Carreira Típica de Estado do TCE-MS, realizado pela Associação dos Auditores Estaduais de Controle Externo do TCE-MS (AudTCE-MS). O evento contou com a parceria do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas (ANTC) e do Fórum de Carreiras Típicas de Estado (FOCATE-MS).
Representando o Presidente do TCE-MS, Conselheiro Jerson Domingos, a Conselheira-Substituta Patrícia Sarmento falou que a realização do seminário representa a excelência de todos os Auditores de Controle Externo que fazem o Tribunal de Contas. A ANTC e a AudTCE-MS foram representadas na composição da Mesa pela Presidente da afiliada, Fabiana Félix Ferreira, e pela Diretora de Controle Externo da afiliada e da ANTC, Kasla Garcia.
Foto: TCE-MS
É importante festejar e comemorar esse corpo técnico extremamente qualificado que temos na Corte de Contas de MS, e ao mesmo tempo discutir a responsabilidade que cada um deles tem ao exercer o seu trabalho, ao fazer um relatório técnico, toda a responsabilidade e prerrogativas e os impactos para a sociedade, disse a Conselheira.
Mais de 100 Auditores de Controle Externo participaram dos debates que abordaram os desafios, perspectivas e instrumentos de trabalho voltados à carreira. Em sua palestra, o Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) e Vice-Presidente da ANTC para Assuntos do TCU, Nivaldo Dias Filho, destacou como a experiência das Instituições Superiores de Auditoria no mundo pode contribuir para o fortalecimento da atuação dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas no Brasil, assim como o modelo de planejamento do TCU focado em resultados.
Fotos: AudTCE-MS
Nivaldo também ressaltou a importância de aprovar o PLP 79/2022, apresentado para estabelecer um padrão nacional mínimo para fiscalização financeira realizada pelos Tribunais de Contas, pelo controle interno e pelo Sistema de Auditoria do SUS.
Celebrar esse dia é importante. Porém, numa oportunidade como essa é fundamental refletirmos sobre o que queremos para o País, o que almejamos para a carreira e o que precisamos fazer para atingir esses objetivos, declarou Nivaldo.
Para a Vice-Presidente Nacional da ANTC, Thaísse Craveiro, o Dia do Auditor é um dia para refletir sobre os rumos do controle externo no País. “São muitos os desafios enfrentados pela classe, como a independência do auditor em alguns TC’s, a seleção dos objetos de trabalho e ao fortalecimento em si da carreira acompanhando esse processo evolutivo em que os tribunais de contas estão passando, ainda temos muito a avançar, mas estamos trilhando no caminho certo”,disse.
Levantamento realizado pela AudTCU expõe um grau elevado de assimetria na organização e funcionamento dos Tribunais de Contas estaduais e municipais em relação ao modelo federal, tendo por base pontos essenciais da Lei Orgânica do TCU. Para resolver essa assimetria, a AudTCU apoia a aprovação do PLP 79/2022, que estabelecerá normas gerais de fiscalização financeira para os 33 Tribunais de Contas e reduzirá os riscos processuais com a realização de auditorias coordenadas pelo TCU com os Tribunais de Contas locais.
Imagem: Síntese do Levantamento realizado pela AudTCU (nov/2022)
Você conhece o PLP 79/2022? Sabe como a proposta pode aumentar o grau de simetria com o modelo federal, conforme prevê o art. 75 da Constituição e as decisões do STF? Acesse a NewsLetter digital que a AudTCU produziu com os posicionamentos do Auditor do TCU Odilon Cavallari de Oliveira e do Desembargador Federal Edilson Vitorelli!
Nivaldo e Thaisse receberam certificado das representantes da afiliada da ANTC em Mato Grosso do Sul e agradeceram a oportunidade de debater temas tão relevantes para o controle externo brasileiro e para a carreira de Auditor de Controle Externo nos 33 Tribunais de Contas.
Foto: TCE-MS
Fonte: Comunicação AudTCU com informações do TCE-MS