A AudTCU apoia e parabeniza o Tribunal de Contas da União pela iniciativa de promover debates pedagógicos com vistas a prevenir práticas de assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. Faça sua inscrição!
Link de inscrição - Presencial
Link de inscrição - YouTube
A iniciativa converge com os objetivos fundamentais da AudTCU previstos no Estatuto, no sentido de buscar junto ao TCU medidas pedagógicas para "coibir a prática de assédio moral contra os Auditores de Controle Externo, inclusive por meio de campanhas preventivas e outras medidas pedagógicas" (art. 4º, VII do Estatuto da ANTC aplicável à AudTCU).
Essa previsão ganhou especial dimensão com a aprovação da Convenção OIT nº 190, de 2019, sobre violência e assédio (Violence and Harassment Convention). Uma das diretrizes do documento destaca o papel das associações para prevenção e combate à violência e ao assédio moral no ambiente de trabalho, porque são consideradas como vias de acolhimento do assediado. Segundo a OIT, a "violência e o assédio no trabalho podem assumir várias formas e causar danos físicos, psicológicos, sexuais e econômicos".
Os canais da AudTCU estão disponíveis como vias de acolhimento para os Auditores Federais de Controle Externo-Área de Controle Externo do TCU.
Fonte: Comunicação AudTCU