A afiliada da ANTC na Estação Primeira do Brasil (AudTCM-BA) emitiu Nota de Repúdio ao racismo praticado no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) contra Auditor de Controle Externo. Confira a repercussão do caso no RJTV1!
Neste momento de comoção nacional contra o racismo nos Tribunais de Contas do Brasil, lembramos a simbólica letra da música "Onde o Rio é Mais Baiano", interpretada por Maria Bethânia.
Acreditamos na arte, na educação e na Justiça para combatermos a discriminação racial, consolidarmos o Estado Democrático de Direito e darmos passos significativos no avanço civilizatório, declarou Lucieni Pereira, Presidente da AudTCU e ex-Auditora de Controle Externo do TCE-RJ.
Nota de Repúdio da AudTCM-BA
A Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia – AudTCM-BA, vem por meio desta manifestar seu mais veemente REPÚDIO à prática de ato de racismo ocorrido no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro – TCE-RJ, envolvendo um Auditor de Controle Externo.
Foi com profunda consternação que tomamos conhecimento do caso de racismo sofrido pelo referido Auditor, que foi agredido durante o exercício de suas funções ordinárias dentro do próprio Tribunal. Além de ter sido alvo de comentários racistas, suas solicitações foram ignoradas em decorrência da atitude discriminatória do agressor.
É importante ressaltar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos e os normativos amplamente adotados pela comunidade internacional condenam veementemente práticas racistas. Tais condutas criminosas são completamente incompatíveis com ambientes democráticos e não podem ser, de forma alguma, toleradas ou normalizadas em um Tribunal de Contas.
A AudTCM-BA condena enfaticamente o ato racista perpetrado, solidarizando-se plenamente com o Auditor de Controle Externo que foi vítima dessa agressão injustificável. Expressamos também nossa solidariedade à AUDTCE-RJ e à ANTC pelo posicionamento tempestivo adotado diante desse lamentável episódio.
É fundamental que a sociedade como um todo se una no combate ao racismo e na promoção de um ambiente de trabalho e convívio social inclusivo, igualitário e respeitoso para todos. Exigimos que as autoridades competentes conduzam uma investigação minuciosa e efetiva para identificar os responsáveis por esse ato deplorável e que sejam aplicadas as devidas medidas punitivas.
Reiteramos nosso compromisso em lutar contra qualquer forma de discriminação e preconceito, e encorajamos todas as instituições a promoverem ações educativas e políticas internas que garantam a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade.
Juntos, devemos construir uma sociedade mais justa, inclusiva e livre de qualquer forma de racismo.
Fonte Comunicação AudTCU com informação da AudTCM-BA divulgada no Instagram