Segundo a Ministra da Gestão, Esther Dweck, “falar sobre mulheres na burocracia ainda é uma necessidade em 2023. E é muito salutar que as associações e entidades sindicais tenham também essa percepção e estejam, junto com este governo, na busca por maior participação qualificada das mulheres e de outros grupos sub-representados nas diversas carreiras de Estado”.
A Comissão consiste num grupo integrado por Auditoras e Auditores Federais de Controle Externo-Área de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (Auditores-CE), que se dedica a estudar e promover ações destinadas ao cumprimento de objetivos e metas de equidade de gênero assumidos pelo Brasil no plano interno e internacional. Na Comissão, todos têm voz, Auditoras e Auditores.
A Ministra Cármem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, fez a palestra magna de encerramento na noite desta terça-feira.
Não vivemos numa sociedade democrática. Nossa sociedade é violentamente dividida. Há formas inteligentes de atuação, disse a Ministra durante sua palestra.
A Ministra destacou, ainda, a necessidade de se cumprir o direito por uma sociedade livre, justa e solidária, no que incentivou e até emocionou as participantes. "Se não há documento legal específico temos de onde extrair, da Constituição, o caminho para a igualdade", disse ao concluir.
DICA DE LEITURA
Livro: Tratado de Direito Antidiscriminatório
Autor: Adilson José Moreira
Fonte: Comunicação AudTCU