AudTCU propõe medidas de incentivo à produção intelectual dos Auditores para apresentação no CONACON

Nesta segunda-feira (3/6), a AudTCU encaminhou Ofício ao Vice-Presidente da ANTC para Assuntos do Tribunal de Contas da União, Nivaldo Dias Filho, com proposta para que a Associação Nacional e a comissão organizadora avaliem a conveniência e oportunidade de incentivar a produção intelectual dos Auditores de Controle Externo do Brasil, para apresentação de resumos sobre temas afetos ao controle externo, gestão pública e cidadania no 7º Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo-CONACON. 

A boa-prática tem sido adotada nos congressos internacionais dos quais os dirigentes da AudTCU participaram recentemente e contribuem para aumentar o engajamento e prestigiar os membros da classe.

A sugestão de incentivar a produção intelectual formulada pela AudTCU, cuja Diretoria aprovou a proposta por unanimidade, visa criar meios efetivos no CONACON para troca de experiência entre os membros da classe de Auditores de Controle Externo do Brasil, que têm nesse evento o principal espaço para atuarem como atores ativos no compartilhamento de conhecimentos técnico e científico relativos ao controle externo.

Além de estimular a produção intelectual dos Auditores de Controle Externo do Brasil, espera-se que a medida proposta também possa incentivar a maior participação dos membros da classe de uma rede nacional voltada para o desenvolvimento de pesquisas e reflexões de alta qualidade acerca do controle externo a cargo dos Tribunais de Contas do Brasil.

Tal iniciativa pode consolidar o CONACON como um espaço de promoção e ampla divulgação dos resultados produzidos pelos respectivos membros da classe, cumprindo os reais objetivos do congresso idealizado quando da fundação da ANTC, que completará 12 anos com a realização da 7ª edição do evento nacional.

Confira abaixo a íntegra do Ofício e da minuta dos termos do edital!

 

PARTICIPAÇÃO DOS AUTORES DE RESUMO NA MODALIDADE PRESENCIAL

Aos autores que participarem presencialmente, sugere-se a reserva de espaço na programação do evento para exposição dos resumos, que podem ser elaborados com a participação de até 3 Auditores de Controle Externo.

Produção Intelectual 2

Além de democratizar a participação ativa dos membros da classe nos debates, os resumos de caráter técnico contribuem para documentar e enriquecer a publicação nos anais do CONACON, podendo, inclusive, ser utilizado para a publicação de e-Book, com vistas à ampla divulgação em meios eletrônicos.

Também é possível que cada afiliada, se entender oportuno, investir na impressão de alguns exemplares para distribuição entre os sócios, o que contribui para retribuir o esforço e aumentar o reconhecimento dos autores pela dedicação empreendida, além de disseminar conteúdo que pode ser útil aos pares nos 33 Tribunais de Contas.

 

PARTICIPAÇÃO DE AUDITORES NA MODALIDADE ASSÍNCRONA

A modalidade assíncrona é outra possibilidade sugerida para viabilizar a participação ativa de um número maior de Auditores de Controle Externo do Brasil. Esta modalidade consiste na elaboração do resumo e apresentação de seu conteúdo por meio de gravação em vídeo, a ser disponibilizado na biblioteca do evento para amplo acesso público.

Produção Intelectual 3

Considerando que o espaço do evento possui 692 lugares, a possibilidade de apresentação de resumo por meio de vídeo amplia, sobremaneira, a participação de maior número de membros da classe em todo País, o que contribui para aumentar o sentimento de pertencimento e reconhecimento dos membros da classe.

 

TEMAS SUGERIDOS PARA PRODUÇÃO DOS RESUMOS

Capa_Conacon_2024.jpeg

Proposta de Incentivo à Produção Intelectual dos Auditores de Controle Externo do Brasil 

MINUTA DE EDITAL CONACON 2024

 

Com o tema central "Auditoria de Controle Externo, novas tecnologias e desafios da contemporaneidade", o 7º CONACON vai explorar questões relevantes e inovadoras no campo do controle externo e da auditoria dos recursos públicos, além de temas ligados às competências, à organização e ao funcionamento dos Tribunais de Contas do Brasil.

Em sintonia com os objetivos específicos estatutários da Associação Nacional, a AudTCU apresenta sugestão para que seja adotada como diretriz do CONACON o incentivo à produção intelectual dos Auditores de Controle Externo do Brasil, que poderão produzir e apresentar resumos relativos aos temas mencionados e também as seguintes áreas:

  1. Reforma Tributária e seus Possíveis Impactos nas Finanças Públicas
  2. Uso de Inteligência Artificial na Auditoria de Controle Externo realizada pelos Tribunais de Contas
  3. Auditoria de Tecnologia da Informação em Sistemas Corporativos dos entes da Federação: Habilidades Necessárias ao Corpo de Auditores de Controle Externo e Experiências dos Tribunais de Contas
  4. Padronização Nacional e Desafios de Implantação dos Sistemas Únicos de Execução Orçamentária e Financeira, Mantidos e Gerenciados pelo Poder Executivo (SIAFI e SIAFIC)
  5. Nova Lei de Licitações e Contratos – Vigência a partir de 2024
  6. Impactos Jurídicos e Financeiros da Alteração da Nova Lei de Licitações e Contratos pela Lei nº 14.770, de 2023
  7. Uso do BIM-Building Information Modelling nas Contratações Públicas
  8. Planejamento de Infraestrutura (Tema adotado pelo ENAOP/IBRAOP)
  9. Regime Jurídico e Impacto das Emendas Parlamentares no Planejamento dos Setores Público e Privado
  10. Prescrição na Esfera de Controle Externo sob a Perspectiva da Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e Regulamentos dos Tribunais de Contas
  11. Política Anticorrupção no Brasil: Projeto de Lei nº 5208, de 2016
  12. Padrões Internacionais para Responsabilização de Pessoas Jurídicas
  13. Auditoria Forense na Esfera de Controle Externo Brasileiro
  14. Respostas do Estado às Emergências e às Catástrofes Naturais
  15. Ferramentas de Avaliação das Ações Governamentais Relacionadas a Mudanças Climáticas
  16. Mudanças Climáticas e Seus Efeitos para Além das Fronteiras Estaduais
  17. Regime Extraordinário Fiscal e de Contratação em Calamidade Pública Reconhecida pelo Congresso Nacional
  18. Regulamentação de Normas Gerais de Fiscalização Financeira no PLP nº 79/2022
  19. Governança da Auditoria de Controle Externo no PLP nº 79/2022
  20. Previdência Complementar no Setor Público e seus Impactos Fiscais e nas Carreiras Típicas de Estado
  21. Transparência Ativa na Administração Pública
  22. Competência para fiscalização da aplicação de recursos provenientes das três modalidades de complementação da União ao Fundeb;
  23. Trabalho Remoto na Atividade de Controle Externo (Teletrabalho)
  24. Programa de Prevenção e Combate ao Assédio nos Tribunais de Contas, Dignidade Humana e Devido Processo Legal aos Acusados em Geral
  25. Caracterização de Assédio Moral no Exercício da Função de Controle Externo

Sugere-se, ainda, o aceite de trabalhos com áreas temáticas diversas, desde que o trabalho submetido possua tema relevante e estreita identificação com a atividade finalística de controle externo, ainda que de forma interdisciplinar. Os temas sugeridos levam em consideração o resultado da pesquisa realizada pela AudTCU.

 

APRECIAÇÃO E DELIBERAÇÃO

A proposta foi apreciada pela Diretoria da AudTCU, que deliberou, em 03/06/2024, pela sua aprovação por unanimidade dos votos apresentados eletronicamente. A sugestão também converge com os objetivos do Centro Jurídico de Altos Estudos em Controle Externo (CAE-Jud) criado pela Resolução AudTCU nº 001, de 06 de junho de 2023.

Instagram 

 

Fonte: Comunicação AudTCU

 

 

 

 

Imprimir   Email