AudTCU divulga esclarecimentos da ANTC para subsidiar 2ª Assembleia Geral Extraordinária

Em cumprimento ao disposto no art. 19 do Estatuto da AudTCU, esta Associação vem a público divulgar o teor da Nota de Esclarecimento publicada, nesta data, pela Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil - ANTC.

A AudTCU ressalta que, no dia 11/11/2024, expediu Ofício nº 31 para comunicar a Associação Nacional sobre a deliberação da 1ª Assembleia Geral Extraordinária, no sentido de convocar nova reunião para deliberar sobre pauta única referente à desfiliação coletiva da ANTC. No documento, foi oportunizada à Associação Nacional providenciar manifestação de esclarecimento junto à classe federal, compromisso que esta Associação honra nesta publicação, a despeito do adiantar da hora.

Além de a manifestação ocorrer a poucas horas da Assembleia Geral, o documento não foi compartilhado na Diretoria da Associação Nacional, fato que dificultou o conhecimento por parte do Vice-Presidente da ANTC para Assuntos do Tribunal de Contas da União, Nivaldo Dias Filho, que, ao tomar conhecimento da manifestação por postagem do link em Grupo aberto de todos os Dirigentes de afiliadas da ANTC, comunicou imediatamente à Diretoria da AudTCU, às 11h14.

A AudTCU tem como princípio estatutário a "gestão transparente e a democratização do processo decisório com a classe, em especial no que diz respeito às questões que afetam o controle externo" (art. 7º, inciso V), sobre o qual a Diretoria não pode e jamais se furtará.  Diante do tempo exíguo, a Diretoria da AudTCU pede desculpas a todos os sócios e se compromete a fazer os devidos esclarecimentos sobre o teor da Nota da ANTC durante a 2ª Assembleia Geral Extraordinária, ocasião em que comunicará aos presentes as medidas que pretende adotar em homenagem à verdade real dos fatos.

Fonte: Comunicação AudTCU

 

Imprimir   Email