TCU apresenta primeiros resultados do ClimateScanner na COP29

O Vice-Presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ministro Vital do Rêgo, e o Auditor-Chefe da Unidade de Auditoria Especializada em Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (AudAgroAmbiental), Hugo Chudyson Araújo Freire, apresentaram, nesta quinta-feira (14/11), os resultados preliminares da ferramenta ClimateScanner durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP29), realizada no Azerbaijão. Assista ao vídeo produzido pelo TCU, curta e compartilhe!

Cop29 2

O ClimateScanner é uma iniciativa global, coordenada pelo TCU com o apoio de grupo executivo composto por 18 Entidades de Fiscalização Superiores (EFS), no contexto da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI), entidade atualmente presidida pelo TCU.

A metodologia permite às EFS realizarem avaliações rápidas das ações dos governos nacionais em resposta à crise climática. O objetivo é consolidar dados sobre governança, financiamento climático e políticas de mitigação e adaptação das mudanças climáticas, avaliando a efetividade e os desafios em nível global. Em 2024, 141 Países e mais de 240 Auditores foram treinados em sete workshops. Ao todo, 61 EFS completaram suas avaliações para a COP29.

Cop29 3

A AudTCU apoia, desde o início, a iniciativa liderada pelo TCU para desenvolver a ferramenta ClimateScanner. Nesta oportunidade, a AudTCU parabeniza toda Equipe da AgroAmbiental, nas pessoas do Auditor-Chefe da AgroAmbiental, Hugo Chudyson Araújo Freire, do Diretor da referida Unidade de Auditoria, Carlos Eduardo Lustosa, e do Especialista e Coordenador da ferramenta, Dashiell Velasques da Costa, pela excelência na liderança dessa importante iniciativa de atuação articulada sobre clima.

Fonte: Comunicação AudTCU com informações, fotos e vídeo da SECOM/TCU

Imprimir   Email